Subscribe Twitter

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Gordofobia



Dessa vez vamos falar de um tema muito polêmico que é o Bulling contra Gordinhas (os), que se chama Gordofobia.
A origem do termo ainda é desconhecida. Alguns afirmam que a expressão vem do inglês fatphobia e significa: aquele que teme ou tem uma percepção negativa de pessoas gordas e/ou da obesidade. No Brasil, ele voltou a discussão no ano passado quando, na novela Amor a Vida, a personagem Perséfone, vivida pela atriz Fabiana Karla, sofria preconceitos por estar acima do peso.
Segundo pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, Porto Alegre é a segunda capital em sobrepeso. Um em cada dois porto-alegrenses estão obesos.
O preconceito com os gordos é presente no mercado de trabalho. Na pesquisa Profissionais Brasileiros , Um Panorama sobre Contratação, Demissão e Carreira, feita pela Catho em 2013, 6,2% dos empregadores assumiram não contratar obesos.  Em maio deste ano, uma professora foi impedida de assumir cargo público em São Paulo por ter essa condição.

Mas, estamos tentando de tudo para quebrar essa barreira de preconceito.
O mundo da moda Plus Size vem crescendo a cada dia, e eu desde 2010 realizo eventos voltados para as gordinhas, começamos com um evento pequeno na cidade de Aparecida com 15 candidatas a Miss Plus Size e para minha surpresa foi um sucesso tão grande que no ano seguinte, conseguimos o dobro de inscrições.
E desde então não paramos mais, crescemos tanto que agora o evento cobre o Vale do Paraíba todo, e a cada evento mais celebridades do ramo vem nos prestigiar.
Percebi que investir apenas em eventos  era muito pouco, queria fazer mais. Decidi criar pôsteres com frases de autoestima, de motivação e de otimismo para postar nas redes sócias e ajudar as pessoas que estão acima do peso. São elas que sofrem preconceito e vivem com baixa autoestima e através das minhas postagens poderiam começar a criar um amor próprio, se aceitar e assumir seu biotipo.
E vem dando certo, a cada dia me motivo mais a ajudar as gordinhas e os gordinhos a superar todo preconceito. E creio que um dia a o caráter e a humildade serão mais importantes do que qualquer forma física.

Beijinhos


Renatha Silva

0 comentários:

Postar um comentário